top of page
  • Foto do escritorLidiane Sarmento

Ansiedade - Conheça o transtorno


A Ansiedade é uma emoção natural na vida de todo ser humano e sua função é nos proteger ou preparar para algo que pode acontecer que nos coloque em risco.


Foi dessa forma que evolução do homem aconteceu, através da ansiedade ele se preparava para perigos. É como se existisse no corpo uma espécie de "alarme" que nos avisa que estamos em perigo.


Na atualidade, esse sistema de luta e fuga age muitas vezes de forma desproporcional ou disfuncional com a realidade. Isso acontece por experiências traumáticas passadas ou crenças adquiridas ao longo da vida que pode nos fazer interpretar as situações de maneira pouco realista.


Quem tem algum transtorno de ansiedade, convive com sintomas corporais desagradáveis como falta de ar, coração acelerado, tremores, náuseas, tonturas, calafrios, boca seca entre outros. E também experimentam medo e/ou preocupação excessivos.


A percepção dessas sensações enviam uma nova informação para o cérebro, de que há um perigo eminente devido ao que o indivíduo está sentindo, o que faz com que ocorra uma crise de ansiedade ou pânico.


As crises acontecem em razão da avaliação ou interpretação que é feita sobre uma situação ou sintoma desconfortável ou temido. O que causa muitos transtornos e prejuízos na vida do indivíduo. Pois a ansiedade passa a ser patológica.


Esses prejuízos podem ser em áreas como profissional, familiar, relações interpessoais, acadêmica. Afetando sua saúde e qualidade de vida. Muitas vezes, a preocupação não tem um motivo óbvio, os pensamentos (preocupação, pensamento catastrófico) geram emoções (angústia, medo, desespero), que geram sintomas físicos (falta de ar, taquicardia, tontura, dormências, sudorese, tremores, náuseas, etc..). Tudo isso pode paralisar a vida de quem tem Ansiedade, se ela não for tratada.


A terapia é um recurso valioso pois, sozinho, muitas vezes o indivíduo ansioso busca estratégias que não são úteis e que acabam prolongando e piorando o quadro como: evitação, isolamento, uso de substâncias lícitas e/ou ilícitas.


A psicoterapia visa controlar esse quadro, buscando entender a origem da ansiedade, as situações de gatilhos que despertam a ansiedade e criando recursos e estratégias para ressignificar e controlar a ansiedade.


Com a terapia o paciente aprende a lidar melhor com suas experiências e emoções. Mas é válido lembrar que é necessário a sua colaboração junto ao profissional, testando e colocando em prática o que for conversado durante a sessão. Só assim é possível ver a mudança e conquista de metas se realizando.


Alguns sinais que a ansiedade está excessiva e você precisa buscar ajuda:


- Sintomas físicos como falta de ar, coração acelerado, tremores, náuseas, tonturas, calafrios, insônia, boca seca, despersonalização, desrealização, problemas gástricos e intestinais entre outros.

- Medo excessivo, preocupação duradoura ou obsessiva.

- Crises de ansiedade.


Quando deixar de fazer atividades e/ou ia a compromissos devido ao medo de ter uma nova crise.

O tratamento muitas vezes precisa ser realizado em conjunto com o psiquiatra que pode receitar medicações para o alívio dos sintomas. E também por mudanças no estilo de vida. Ter essas informações é o primeiro passo para buscar ajuda.





Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page